História

A Olimpíada Brasileira de Biologia Sintética (OBBS) é uma iniciativa idealizada e organizada pelo time iGEM USP-BR, um grupo universitário multidisciplinar que participa do iGEM, a maior competição de Biologia Sintética do mundo. Lançada em 2021, ela foi criada com o objetivo de democratizar o acesso à promissora área da biologia sintética, superando as barreiras do ambiente acadêmico e envolvendo estudantes do ensino médio de todo o Brasil através de uma abordagem competitiva e interativa.

Inicialmente, a OBBS foi uma componente fundamental do projeto de 2021, "Let it Bee" . Nas edições subsequentes de 2022 e 2023, a Olimpíada não só continuou como parte das atividades do time iGEM USP, mas também assumiu novas dimensões sob o projeto "St(r)ep by St(r)ep". Esse esforço contínuo reforçou o compromisso do time em ampliar o impacto e o alcance da olimpíada, buscando aprimorá-la a cada edição.

A OBBS sempre foi fruto de colaboração entre diversas entidades, especialmente o Instituto Vertere e o Clube de Biologia Sintética da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo,. Além disso, a consolidação da OBBS no cenário nacional ocorreu graças à colaboração de uma ampla rede de apoiadores, composta por ex-participantes, pais, professores e escolas, que não apenas divulgam a OBBS, mas também fornecem feedbacks valiosos para o aprimoramento da olimpíada.

Diante desse espírito colaborativo, no início do ano de 2024, o time iGEM USP-BR decidiu transferir a organização da OBBS para a SynbioBR, a Associação Brasileira de Biologia Sintética. Esta entidade desempenha um papel central no cenário brasileiro de biologia sintética e promoverá um crescimento e uma qualidade ainda maior para as próximas edições da competição!

Para obter mais informações sobre a participação do time iGEM USP neste torneio internacional e detalhes adicionais sobre a história e evolução da OBBS, clique aqui para conhecer o projeto do time de 2021 ("Let it Bee") ou aqui para o projeto de 2023 ("St(r)ep by St(r)ep").

Em junho de 2021, a 1ª edição da OBBS foi aplicada. Nela, se inscreveram 2.955 estudantes de todos os estados do Brasil, dos quais 62% realizaram a prova. Já em 2022 e 2023, houveram 2.070 e 4.269 inscritos respectivamente, o que mostra um sucesso na popularização da biologia sintética entre os estudantes brasileiros Esperamos que o número de participantes cresça cada vez mais e que você também venha fazer parte dessa história.

loader